• Anteprojeto
  • Estudos preliminares
Abrir Menu

Glossário

Abertura Zenital

Abertura com uma inclinação inferior a 60° em relação ao plano horizontal feitas com intenção de fazer com que a luz natural penetre no ambiente.

Absortância

Quociente da taxa de radiação solar absorvida por uma superfície pela taxa de radiação solar incidente sobre esta mesma superfície. Símbolo: a.

Aleta

Lâmina dos elementos de sombreamento (brises) ou do aparelho de ar condicionado. Podem ser móveis ou fixas.

Amplitude Térmica

Diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas num determinado período de tempo.

Arquitetura Bioclimática

É o estudo que visa a harmonização das construções com o meio ambiente de forma a otimizar a utilização dos recursos naturais disponíveis (como o luz solar e o vento), gerando conforto.

Neste modelo o projeto arquitetônico deve ser desenvolvido de acordo com as características bioclimáticas de cada local, aproveitando o que o clima trás de bom e resolvendo os problemas que poderiam interferir no desempenho da edificação.

A Arquitetura Bioclimática envolve também o desenvolvimento de técnicas e equipamentos necessários à melhoria da eficiência energética nas edificações.

Arquitetura Vernacular

Arquitetura que emprega materiais e recursos do próprio local em que a edificação é construída.

Aspersor de Água

Lançador, difusor de líquidos em gotas finas (se faz pela divisão de um ou mais jatos de água em uma grande quantidade de pequenas gotas no ar).

Atraso Térmico

Tempo transcorrido entre uma variação térmica em um meio e sua manifestação na superfície oposta de um componente construtivo submetido a um regime periódico de transmissão de calor. Símbolo: j . Unidade: h

Não encontrou sua resposta?

Envie sua dúvida pra gente