15,3 milhões de Pessoas Beneficiadas

Histórias de Vida


Município baiano recebe Progama de Eletrificação Rural

O clima de satisfação está estampado nos rostos dos moradores de Camamu, cidade baiana localizada no sul do Estado. O responsável pela alegria é o programa Programa de Eletrificação Rural, que levou o acesso à energia elétrica para 1,2 mil famílias do município beneficiando cerca de 6 mil pessoas. "Hoje em dia podemos aproveitar muito mais os produtos das nossas roças, transformando-os em alimentos mais saudáveis, graças, por exemplo, ao uso do liquidificador, movido pela eletricidade. Estamos muito satisfeitos!", fala o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Camamu, Manoel Luis da Silva.

A realidade local é outra. A nostalgia da escuridão da noite foi substituída pelas conversas entre os vizinhos nos portões de casa nas noites, agora, iluminadas. E a modernidade levou para as famílias de Camamu água e sucos fresquinhos que saem da geladeira, que antes eram servidos a "temperatura ambiente", quer dizer, quase mornos.

O trabalho na plantação também foi incrementado com o uso de equipamentos elétricos. Depois da chegada da energia elétrica o plantio de guaraná, cravo da índia, seringueira e milho aumentou e, além do consumo próprio, alguns agricultores passaram a comercializar os seus produtos.

Além das casas com energia elétrica, os moradores da zona rural de Camamu estão comemorando também a chegada da eletrificação na escola e no posto de saúde. "A qualidade de vida é outra com a luz", comemora Silva.