15,3 milhões de Pessoas Beneficiadas

Histórias de Vida


Progama de Eletrificação Rural aperfeiçoa o trabalho de paraenses

Triturador para moer mandioca, bomba d’água para irrigar a plantação, geladeira para guardar alimentos e televisão para as horas de merecido descanço. Esses são alguns equipamentos que Luiz Gonzaga da Rocha e as famílias do ramal Santo Antônio do Rio Branco, no município de terra Alta, no Pará, passaram a desfrutar depois da chegada da eletricidade pelo Programa Programa de Eletrificação Rural.

“A energia elétrica mudou nossa vida. Muitas pessoas não imaginam o que é viver sem uma geladeira. Ela acaba com a água morna de beber, com o sal usado na conservação da carne, com o desperdício da comida que sobra e que era jogada fora”, disse Rocha. E os seus olhos brilham quando ele se lembra também da facilidade que a eletricidade proporciona para o seu trabalho na plantação e na fábrica de farinha. “Aqui a mudança foi muito grande! o trabalho que era manual passou a ser feito pela máquina. E hoje posso produzir mais farinha, aposentar o regador e usar a irrigação para plantar mais, em mais áreas. tudo mudou!”, diz o agricultor.

A segurança também é outro motivo de comemoração para Rocha. Antes da chegada da energia elétrica, as famílias evitavam andar à noite pelas ruas. “Não podíamos sair de casa, era muito perigoso. hoje, com as ruas iluminadas e com as lâmpadas ligadas nas portas das casas, ficou uma beleza!”, conclui.