15,3 milhões de Pessoas Beneficiadas

Histórias de Vida


Progama de Eletrificação Rural chega ao paraíso de Paraty

Pensando nas filhas, o pescador Rosenildo Albino cogitou, certa vez, abandonar a paradisíaca Praia do Sono, em Paraty, Rio de Janeiro, por falta de energia elétrica. Mas como muitos brasileiros, moradores do meio rural, sempre carregou consigo a esperança de que um dia a eletricidade chegaria em sua casa. "Muitos não acreditavam que a energia chegaria até aqui", diz Albino.

A dificuldade que antes o pescador passava quando não tinha o freezer para armazenar a pesca era tamanha. "Estragava muito peixe e lula. Chegávamos à 6h da tarde da pescaria e não tínhamos onde guardar o pescado. E aí vinha a parte triste, vendíamos o fruto do nosso trabalho por qualquer preço, e galmente era uma ninharia", diz Albino.

A vida era muito dura. A Praia do Sono é um lugar de difícil acesso, não tinha energia elétrica e a escola só funcionava até a quarta série, e isso era motivo de muita tristeza para o pescador. "Estávamos parados no tempo. A tecnologia evoluindo e minhas filhas sem viver perto disso", fala Albino.

A alegria veio quando ficou sabendo do Programa de Eletrificação Rural. "Me falaram sobre o programa, aí aumentou nossa esperança. Alcançamos nosso sonho com a chegada da energia elétrica, diz Albino. Hoje a família de Rosenildo só comemora. "Não penso mais em sair daqui", completa.

DEPOIMENTO LIDER COMUNITÁRIA LEILA