Progama de Eletrificação Rural transforma a economia de Palmas
“Conseguimos sair do isolamento por causa do Programa de Eletrificação Rural”. A afirmativa é do presidente do assentamento Entre Rios, Ademar Rodrigues, do município de Palmas, em Tocantins. A pequena produção de feijão, arroz, hortaliças e milho melhorou com a chegada da energia elétrica pelo Programa Programa de Eletrificação Rural. As 106 famílias que moram no assentamento não precisam mais pegar água no poço ou no rio para molhar a plantação ou para consumo próprio. Agora, esse trabalho foi substituído pelo uso da bomba dágua e da cisterna.
Mas o maior benefício que a energia elétrica levou para essas famílias é a possibilidade de por em funcionamento uma casa de farinha. A construção do local está quase pronta para acomeçarem a produção. “Plantamos muita mandioca e vamos começar a comercializar a farinha”, diz rodrigues.
O presidente da associação se emociona ao falar da grande oportunidade que os moradores vão ter. “Agora podemos ter uma vida dina e pela primeira vez poderemos usar nossa plantação para aumentar a economia local”.