Progama de Eletrificação Rural muda a rotina de Muzambinho
“Mudou da água para o vinho”, assim falou o morador da comunidade Macaúba, município mineiro de Muzambinho, Messias de Lima. O ditado popular descreve perfeitamente a mudança radical que o Programa Programa de Eletrificação Rural, do Governo Federal, levou para a localidade.
As 21 famílias de Macaúba viviam da agricultura somente para o sustento, “era plantar para comer, era o que dava!”, declarou Lima. A chegada da energia elétrica veio com uma nova expectativa para os moradores. O Programa de Eletrificação Rural em parceria com a Emater e Furnas instalou na comunidade um Centro Comunitário de Produção para fabricação de polvilho. “Plantamos a mandioca e produzimos o polvilho melhor e em maior quantidade. Nossa vida mudou”, diz Lima.
A união da comunidade no trabalho é notória. Os 21 produtores trabalham coletivamente na plantação e cultivo da mandioca e na mini-indústria. “Antes cada família tinha seu trabalho, hoje somos unidos. Estamos juntos no dia a dia”, completa Lima. Este ano a comunidade já produziu cerca de 70 mil quilos de polvilho. É, o ditado “a união faz a força” também cai muito bem em Macaúba.