15,3 milhões de Pessoas Beneficiadas

Histórias de Vida


Progama de Eletrificação Rural melhora a vida dos agricultores de Santo Antônio

“O que o agricultor mais precisa é de água e energia elétrica”. A afirmativa é do presidente da associação comunitária de Bom Rosário, no Ceará, Franciso Aparecido de Almeida. Morador do distrito Santo Antônio, que fica a 70 km de Crateús, o agricultor conta da felicidade em receber o Programa de Eletrificação Rural. “Com água a plantação está garantida e com a energia não tem água longe da plantação!”

Os agricultores já adquiriram uma bomba d’água para irrigar o solo. “Plantamos feijão, milho e mamona”, diz Francisco.   A pecuária também está presente no distrito. Hoje em dia eles têm  uma forrageira para triturar o capim.

E os benefícios da energia não param por aqui. Francisco conta que a energia elétrica trouxe muita gente da zona urbana para o campo. “Conheço pessoas que moravam na cidade e vieram morar aqui por causa da energia. Aqui podemos viver do que plantamos”. Ele também conta que a energia fez muitas pessoas  permanecerem na zona rural. “Teve gente que estava vendendo a casa para mudar e desistiu porque chegou o Programa de Eletrificação Rural”, completou.