15,3 milhões de Pessoas Beneficiadas

Histórias de Vida


A euforia do Progama de Eletrificação Rural

"Nunca acreditamos que o Programa Programa de Eletrificação Rural iria chegar aqui no assentamento". A afirmativa é de Raimundo Nonato, presidente da associação de trabalhadores rurais do assentamento Laureana, localizado no município piauiense de Batalha. O município fica a apenas 154 km da capital do Estado, Teresina, mas a pouca distância separava duas realidades: a iluminada e a esquecida. Era assim que Nonato se sentia em realação à falta de energia. "Achava que iria morrer sem poder acender uma luz na minha casa".

A presença dos agentes do Programa de Eletrificação Rural causou euforia na comunidade. Os moradores de Laureana participaram de reuniões do Programa na expectativa da chegada da energia e, hoje, o assentamento é todo iluminado. A falta de atividade à noite é só uma lembrança distante. "Agora não precisamos ficar olhando pro teto sem ter o que fazer, podemos assistir TV ou estudar", diz Nonato.

Nonato conta ainda de outros benefícios da energia, que vão além do conforto da TV, que quase todos moradores têm em casa, mas também o avanço da economia local, com a inserção de forrageiras e bombas d´água que auxiliam a produção. Outra conquista do assentamento foi a construção de uma granja de galinha caipira. " A vida mudou, e pra muito melhor!", declarou.