• Anteprojeto
  • Estudos preliminares
Abrir Menu

Os gráficos de radiação solar servem pra que?

A radiação solar é uma das importantes variáveis em um projeto bioclimático, influindo no ganho de calor do edifício, além de promover iluminação natural.

Radiação solar é a energia emitida pelo Sol, que se propaga através de ondas eletromagnéticas num espaço vazio ou em meio material. O espectro solar abrange 3 faixas de comprimento de onda que são denominadas de acordo com sua natureza em: radiação ultravioleta, visível e infravermelha. (CASTRO, 2006; FROTA; SCHIFFER, 2000; GUTIERREZ, 2004).

A orientação do edifício influi sensivelmente na quantia de calor por ele recebida e o uso adequado da orientação em função da radiação solar implica em conforto para a edificação e menores consumos de energia (MASCARÓ, 1991).

De acordo com Frota; Schiffer (2000), para proteger o edifício da excessiva radiação, deve-se determinar a posição do Sol para o local em questão e a época do ano em que se deseja barrar seus raios diretos. Para que isso possa ser feito deve-se recorrer à geometria da insolação que possibilitará determinar graficamente os ângulos de incidência do sol em função da latitude, hora e época do ano.

O estudo da melhor orientação das fachadas em função do clima local se faz de grande importância, dispensando na maioria dos casos o uso de dispositivos artificiais para iluminação e condicionamento.

A análise da radiação solar também serve para o dimensionamento de sistemas fotovoltaicos de geração de energia.