• Anteprojeto
  • Estudos preliminares
Abrir Menu

Faça uma busca por uma cidade

Torres de Vento

As torres de ventos são elementos bastante característicos da arquitetura árabe vernacular, mas têm sido utilizadas e reinterpretadas em numerosos exemplos da arquitetura contemporânea.

Para evitar que os ventos cruzem o coletor é necessário colocar separações verticais no interior do coletor junto ao cume.

À noite, o processo é invertido e ela passa a funcionar como uma chaminé para exalar o ar do quarto.

Originadas na arquitetura árabe vernacular, as torres de vento captam os ventos acima do nível da cobertura direcionando-os para o interior do edifício e são bastante eficazes em edificações onde as janelas têm pouco acesso à ventilação.

A velocidade média dos ventos aumenta com altura acima do solo assim as torres de ventos tem a vantagem ainda de receber velocidades significativamente maiores e, portanto suas aberturas podem ser menores do que as janelas no nível térreo.

Recomenda-se que as janelas de saída do ar tenham o dobro do tamanho das entradas de ar.

Uma vez que há menos anteparos, as torres de vento podem admitir ventos em qualquer direção, mas devem ser projetadas de acordo com a variação da direção dos ventos predominantes locais de verão. Se os ventos na região sopram constantemente da mesma direção com pouca variação anual então a abertura dos coletores pode ser perpendicular à direção dos ventos.

Se os ventos variam entre direções opostas é necessário adaptar o coletor com dois lados opostos. Em alguns casos para evitar que os ventos cruzem o coletor é necessário colocar separações verticais no interior do coletor junto ao cume, e estas devem descer até o nível das aberturas de saída para evitar que os ventos percorram uma direção menor em direção ao outro lado da torre. Durante o dia elas funcionam como coletoras dos ventos e à noite, o processo é invertido e ela passa a funcionar como uma chaminé para exalar o ar do quarto.

Aplicações práticas de Torres de Vento