• Anteprojeto
  • Estudos preliminares
Abrir Menu

Faça uma busca por uma cidade

Resfriamento radiante noturno

As coberturas pesadas e bem sombreadas em regiões de clima seco são ideais, pois estocam o calor interno absorvido durante o dia.

Devido a grande diferença de temperatura resultante em relação à temperatura do céu, ocorrem altas taxas de resfriamento noturno com a transferência de calor radiante.

Em climas secos onde há grandes variações de temperatura durante o dia, as coberturas pesadas e bem sombreadas podem atuar como receptor de calor proveniente do interior do ambiente no período diurno e, no período noturno, como emissor do calor armazenado no decorrer do dia.

O sistema ideal de uso da estratégia de resfriamento radiante indireto é conseguido com o uso de sistema móvel de isolamento térmico ou proteção solar sobre a cobertura. Assim, consegue-se o máximo resfriamento noturno com isolamento dos ganhos solares diurnos.

Pode ser aplicada a pátios externos, e terraços de descanso sobre o teto.

Para o piso sombreado, materiais cerâmicos não esmaltados são ideais. Podem ser utilizados materiais tais como o concreto, o cascalho ou tijolos de reuso para agregar inércia ao componente.

Aplicações práticas de Resfriamento radiante noturno