• Anteprojeto
  • Estudos preliminares
Abrir Menu

Faça uma busca por uma cidade

Piso – Aquecimento Solar Passivo

Durante o dia o piso é aquecido pela radiação solar.

À noite, o calor é liberado para o ambiente interno.

Os materiais devem ser de alta capacidade térmica. Podem ser utilizados materiais de concreto, cascalho ou tijolos de reuso para agregar inércia ao componente. Materiais cerâmicos apresentam alta capacidade térmica e sua cor escura natural contribui para a absorção da radiação solar.

Permita que o piso absorva calor durante o dia através da exposição à radiação solar direta através das aberturas ou a fontes adicionais de aquecimento ambiental, como radiadores a gás ou elétricos. O calor armazenado poderá ser reirradiado para o interior da casa durante a noite.

Quanto maior a inércia térmica maior o atraso térmico.

Amplas janelas voltadas para o norte favorecem a incidência de radiação solar sobre o piso no período de inverno, garantindo a eficácia do aquecimento solar passivo pelo piso. O ideal é que as janelas sejam de vidro duplo para aumentar sua resistência térmica evitando grandes perdas noturnas.

São favoráveis os espaços internos com amplas janelas voltadas para norte (radiação solar de inverno para o hemisfério sul) permitindo a incidência de radiação solar sobre o piso no período de inverno.

O ideal é que as janelas sejam de vidro duplo para aumentar sua resistência térmica evitando grandes perdas noturnas.

Nos quartos com boa exposição à radiação solar no inverno é útil conectar a massa térmica a terra.
As bordas da laje devem ser isoladas em climas frescos e frios. A laje inteira deve ser isolada do contato da terra em climas frios, com a camada externa de isolamento ou deve ser providenciado isolamento da massa de terra integrada ao piso, para evitar as perdas de calor.

Aplicações práticas de Piso – Aquecimento Solar Passivo