• Anteprojeto
  • Estudos preliminares
Abrir Menu

Faça uma busca por uma cidade

Fontes de água em pátios internos

Para acelerar as correntes de convecção são criados dois pátios, de um lado um pátio sombreado com fontes de água, para resfriar o ar, e no lado oposto, um pátio exposto à radiação solar, promovendo o efeito de termossifão.

O ar é resfriado pelo processo de evaporação deixando o ambiente com temperatura mais amena.

É possível utilizar mecanismos de resfriamento evaporativo externo, reduzindo os custos com resfriamento ambiental interno através da redução das temperaturas do entorno.

Essa estratégia torna o uso da ventilação natural para resfriamento muito mais eficiente.

Utilizando fontes de água em pátios internos, o ar é resfriado pelo processo de evaporação, tornando-se mais denso e aumentando a pressão dentro do espaço fechado do pátio se este for sombreado, o que potencializa as correntes de convecção forçando o ar resfriado por aberturas voltadas para o pátio e a saída do ar quente através de aberturas de saída para o exterior.

Em alguns casos para acelerar as correntes de convecção são criados dois pátios, de um lado um pátio sombreado com fontes de água, para resfriar o ar, e no lado oposto, um pátio exposto à radiação solar, promovendo o efeito de termossifão, succionando o ar resfriado que entra pelo pátio sombreado.

Deve haver aberturas na edificação voltadas para estes dois pátios, evitando obstáculos no seu interior para que o fluxo de ar percorra livremente o ambiente.

Aplicações práticas de Fontes de água em pátios internos