• Anteprojeto
  • Estudos preliminares
Abrir Menu
  • Equipamentos
  • Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR ou On-Grid)

Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR ou On-Grid)

Um sistema fotovoltaico conectado à rede é composto, essencialmente, por: módulos, inversor e medidor bidirecional. Neste sistema, não é possível armazenar energia, ou seja, quando ocorre corte de energia na rede, a edificação igualmente não tem acesso a eletricidade.

Os módulos são compostos por células, onde ocorre o efeito fotovoltaico, que nada mais é do que a transformação da irradiação solar incidente em energia elétrica em forma de corrente contínua. No mercado atual existem diversos tipos de módulos, com variados valores de potência de pico. Os mais comuns são de silício policristalino com potência de pico entre 200~330 Wp (watt-pico).

Os inversores são equipamentos responsáveis por transformar a eletricidade, produzida pelos módulos, de corrente contínua para alternada, de forma que seja possível a sua utilização na edificação. A quantidade de inversores irá depender da sua capacidade e do tamanho do sistema instalado, variando de um até vários inversores.

O medidor bidirecional é o equipamento que irá determinar a quantidade de energia que entra da concessionária para a edificação e também a que é produzida e injetada na rede. Este equipamento é necessário, pois o sistema fotovoltaico produz energia essencialmente nos horários em que há irradiação solar, ou seja, durante o dia, mas nem sempre o padrão de uso da edificação acompanha a produção. Dessa forma, é necessário injetar na rede a energia produzida em excesso, como também, em horários em que a produção, pelo sistema fotovoltaico, é baixa, ou inexistente, a edificação recorre a energia da concessionária para atender a sua demanda.

Modelos de Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR ou On-Grid)