• Anteprojeto
  • Estudos preliminares
Abrir Menu

Sistema de Aproveitamento de Águas Pluviais

A chuva é um recurso natural abundante em determinadas regiões do país. Como sua qualidade é relativamente boa (dependendo da poluição do local), a água da chuva pode ser utilizada para suprir várias demandas de uso, como a descarga nos vasos sanitários, lavação de roupas, irrigação de jardins, e até mesmo para beber, mas este último depende de tratamento e controle de qualidade mais rigoroso.

Sistemas de aproveitamento de água pluviais, em grande parte, utilizam a inclinação dos telhados para o escoamento da precipitação. A partir disso, a água passa por tubulações até o local onde é feito o tratamento, para posterior armazenagem em reservatórios e utilização (GHISI, PEREIRA; 2010).

Para o dimensionamento do sistema e saber o seu potencial de economia, é necessário ter conhecimento dos níveis de precipitação do local em que o recurso será implantado.

Um programa computacional que auxilia nesta questão é Netuno, desenvolvido dentro do LABEEE – Laboratório de Eficiência Energética em Edificações, o software estima o potencial de economia de sistemas destinados a abastecer demandas de uso em que a água não necessita ser potável. Ele auxilia também na modelagem dos reservatórios e permite a análise econômica do sistema dimensionado (GHISI, CORDOVA; 2014).

O programa Netuno encontra-se disponível no link:  http://www.labeee.ufsc.br/downloads/softwares/netuno

REFERÊNCIAS:

GHISI, Enedir; CORDOVA, Marcelo Marcel. Netuno 4: Manual do Usuário. Florianópolis: Ufsc, 2014.

GHISI, Enedir; PEREIRA, Cláudia Donald. Sustentabilidade em Edificações. Florianópolis, 2010.