Voltar

MME manifesta interesse em participar de Conselho do Sistema Operacional da Amazônia

O Ministério

MME manifesta interesse em participar de Conselho do Sistema Operacional da Amazônia

publicado: 17/01/2020 16:54,
última modificação: 01/04/2020 09:50
Crédito: Bruno Spada

A Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME) se reuniu nessa quinta-feira, 16, com representantes do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) para formalizar a intenção de ingressar no Conselho do Sistema Operacional da Amazônia.

O encontro foi realizado com o objetivo de construir uma cooperação técnica para a troca de experiências em tecnologias e para desenvolver um sistema para o monitoramento de barragens, com a participação de técnicos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM/SGB) e da Agência Nacional de Mineração (ANM).

O Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Alexandre Vidigal, falou da importância de realizar uma parceria entre o MME e o Censipam, para monitorar atividades críticas como a estabilidade e segurança de barragens, entre outros. “É um trabalho conjunto importante a ser realizado, para evitarmos tragédias como as de Mariana e Brumadinho”, disse Vidigal, acrescentando que "o Brasil tem desenvolvido muitas e avançadas tecnologias por seus órgãos públicos, mas que, muitas vezes, se isolam em ilhas de excelência. O País tem que mudar essa realidade, afastando esses isolamentos e transformando-se em um continente de excelência tecnológica”.

Na reunião, o diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer, informou que no próximo dia 20, iniciará a detecção das imagens das barragens para cadastramento e monitoramento via satélite. Volkmer explicou que será realizado um trabalho conjunto e que há a necessidade de desenvolver uma ferramenta específica para a realização do monitoramento de barragens.

O Censipam foi criado para integrar informações e gerar conhecimento atualizado para articulação, planejamento e coordenação de ações globais de governo na Amazônia Legal brasileira, visando à proteção, à inclusão social e ao desenvolvimento sustentável da região.

Além do Secretário Alexandre Vidigal, participaram da reunião a secretária-adjunta da SGM, Lilia Sant’Agostino e o diretor de Transformação e Tecnologia Mineral da SGM, Enir Mendes e os representantes do Censipam José Hugo Volkmer, diretor-geral, Rafael Costa – diretor técnico e a assessora Edileuza Melo.

 

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia