Voltar

MME altera prazo que prevê a possibilidade do despacho temporário dos empreendimentos sem contrato de gás e de energia com distribuidoras

O Ministério

MME altera prazo que prevê a possibilidade do despacho temporário dos empreendimentos sem contrato de gás e de energia com distribuidoras

publicado: 30/03/2020 09:04,
última modificação: 31/03/2020 15:28

 

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, 30, Portaria que altera o prazo de 30 de abril de 2020 para 30 de abril de 2021. A medida prevê a possibilidade do despacho temporário dos empreendimentos sem contrato de gás e de energia com distribuidoras, sob determinadas condições. O objetivo é viabilizar o acionamento das termelétricas a gás natural operacionalmente disponíveis e sem Contrato de Comercialização de Energia Elétrica e, com isso, aumentar a confiabilidade e segurança do atendimento, bem como otimizar os recursos existentes.

Dado o caráter emergencial e temporário, os empreendimentos poderão ter incluídos alguns custos fixos ao custo variável unitário de geração e não estarão sujeitos à aplicação da penalidade por falha no suprimento de combustível. Os empreendimentos também não vão arcar com as repercussões financeiras decorrentes de eventual rateio de inadimplência no mercado de curto prazo.

A proposta atende a deliberação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada na 226ª Reunião Ordinária do CMSE, em 8 de janeiro de 2020, na qual esse Comitê deliberou pela prorrogação do prazo de vigência da Portaria MME n° 504/2018.

A alteração na vigência dessa Portaria visa aumentar a oferta energética nos subsistemas do Sistema Interligado Nacional - SIN, o que eventualmente poderá resultar na redução dos custos de operação do sistema, além de ampliar as possibilidades de comercialização de energia elétrica para os agentes setoriais, gerando renda e emprego, logo, movimentando a economia como um todo.

A alteração permitirá ao CMSE avaliar a efetividade da Portaria MME n° 504/2018 considerando a nova metodologia para despacho de curtíssimo prazo - Modelo DESSEM (Preço Horário).

PORTARIA Nº 128, DE 25 DE MARÇO DE 2020

 

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com