Outras Notícias

« Voltar

Secretaria de Mineração elabora proposta e catálogo para aprimoramento tecnológico do setor

Secretaria de Mineração elabora proposta e catálogo para aprimoramento tecnológico do setor

Publicação: 07/01/2019 | 00:50

Última modificação: 07/01/2019 | 00:56

A Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia (MME) preparou proposta para aprimorar o uso de tecnologias no sistema de produção das empresas de mineração. Com o objetivo de minimizar as diferenças de aplicação e uso de tecnologias no sistema de produção pelas empresas, o Programa de Desenvolvimento Tecnológico do Setor Mineral Brasileiro (PDTec Mineral) foi apresentado e discutido com vários outros setores do governo federal para implementação, entre elas o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O programa é composto por projetos que atendem a três eixos: apoio a mineração em pequena escala; pesquisa desenvolvimento e inovação de minerais e processos alavancadores do desenvolvimento sustentável brasileiro; e projetos de P&D colaborativos. O programa inclui os bens minerais convencionas e os estratégicos, além de incorporar tecnologias tradicionais e o desenvolvimento de novas.
 

Um dos fatores determinantes para a execução do modelo proposto é a criação de uma instituição de gestão técnica, que fará toda a governança e acompanhamento dos projetos e que receberá diretrizes de um comitê consultivo tripartite, formado por representantes o setor produtivo, da academia e do governo. O maior desafio para a implementação do Programa é a viabilidade financeira, que tem sido objeto de discussões com outras instituições do governo federal, incluindo possível celebração de acordos de cooperação técnica. 

Caberá a SGM acompanhar, monitorar e propor mudanças ao programa de acordo com o seu funcionamento, visando mudanças para o aperfeiçoamento, assim como a obtenção de informações para a definição de novas políticas públicas para o setor.
 

Leia a proposta.

Catálogo dos Centros de Tecnologia Mineral brasileiros

A SGM também elaborou um catálogo no qual constam os Centros de Tecnologia Mineral brasileiros. A publicação foi criada com o objetivo de fornecer informações atualizadas relativas às instituições de pesquisa e desenvolvimento (P&D) - prestadoras de serviços de desenvolvimento tecnológico do setor mineral do País. O guia foi desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), que será responsável por atualizar e publicar o catálogo.
 

Segunda a coordenadora do projeto, Vânia Lúcia de Lima, diretora do Departamento de Tecnologia Mineral da SGM, o catálogo facilitará o acesso das empresas aos serviços existentes no País.  “Não é raro as empresas buscarem estas competências fora do Brasil pela dificuldade de conseguir as informações de forma estruturada, tornando o custo mais alto”, afirmou.

As informações do guia foram coletadas por meio de declarações repassadas pelos gestores dos centros de P&D brasileiros e, em alguns casos, pesquisadas nos sites das empresas. O conteúdo foi dividido em duas partes: a primeira contém um texto descritivo com as principais informações e competências declaradas por cada instituição, sendo dividido por bem mineral e por área de conhecimento.  A segunda é formada por dois conjuntos de tabelas, que buscam informar a infraestrutura de equipamentos e processos que estas instituições oferecem ao mercado.

A primeira edição do guia já está disponível no Portal da Mineração.

Para acessar o catálogo, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minminaseenergia