Outras Notícias

« Voltar

Reive Barros é o novo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético

Reive Barros é o novo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético

Publicação: 17/01/2019 | 09:17

Última modificação: 17/01/2019 | 09:57

Crédito: Saulo Cruz/MME

O engenheiro eletricista Reive Barros é o novo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME). Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (17).

Barros é graduado pela Escola Politécnica de Pernambuco, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com linha de pesquisa em Gestão de Empreendimentos de Transmissão de Energia Elétrica e Especialista em Administração Estratégica.


O novo secretário da SPE consolida 36 anos de experiência profissional, com carreira desenvolvida em grandes empresas do setor elétrico na área de distribuição e transmissão. Antes da nomeação para o MME, esteve à frente da presidência da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) é responsável por desenvolver ações estruturantes de longo prazo para a implementação de políticas setoriais. Funciona como núcleo de gerenciamento dos programas e projetos e assegura a integração setorial no âmbito do Ministério.

A SPE traça as diretrizes e coordena a elaboração e implementação dos instrumentos do planejamento energético brasileiro, tais como o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE), o Plano Nacional de Energia (PNE) e a Matriz Energética Nacional.

A Secretaria também estrutura a política nacional de planejamento energético associando os relatórios e estudos sobre a expansão da oferta e da demanda de energia no Brasil à definição de políticas públicas para o setor. A análise dos diversos planos instrui a tomada de decisão das políticas públicas realizadas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e implementadas pela SPE.

Além disso, a SPE avalia e promove as análises necessárias para a outorga de concessões, autorizações e permissões de uso de bem público para serviços de energia elétrica, assim como o atendimento das diretrizes do governo quanto à valorização das potencialidades regionais, diversificação da matriz energética, inserção de fontes renováveis, eficiência energética e aumento da segurança energética, de forma ambientalmente sustentável.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minminaseenergia