Nota informativa da 208ª reunião do CMSE

Publicação: 10/10/2018 | 15:10

Última modificação: 10/10/2018 | 15:12

Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE)

Reunião Extraordinária

Nota Informativa – 10 de outubro de 2018

O CMSE esteve reunido nesta quarta-feira, 10 de outubro de 2018, com o objetivo de reavaliar as condições de suprimento eletroenergético em todo o território nacional, e divulga, de forma preliminar, os principais pontos tratados pelo colegiado:

Previsão Meteorológica e Energia Armazenada: O Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS informou que, com base na última reunião do Grupo de Trabalho MCTIC/MME sobre Previsão Meteorológica Estendida, realizada em 9 de outubro de 2018, nos últimos sete dias continuou chovendo no centro sul do Brasil, na região Sul e no sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, com valores próximos à média histórica, com as bacias de Itaipu, Jacuí, Iguaçu, Uruguai, Paranaíba e Grande mais beneficiadas. As precipitações foram menores nas bacias de São Francisco, Doce, Tocantins e Xingu.

Nos próximos sete dias as maiores precipitações estarão localizadas na Região Sul e no sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Na Região Sul, os valores podem superar a média histórica, sendo que as bacias com os maiores acumulados previstos são as de Itaipu e Iguaçu. Não se esperam precipitações expressivas nas bacias de Tocantins e Xingu. A temperatura nos principais centros urbanos da Região Sudeste estará ligeiramente acima da média nos próximos 7 dias. Para a segunda semana, o modelo GFS/NOAA indica um aumento das precipitações em toda a região central do Brasil, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

O ONS destacou que no mês de outubro de 2018, até o dia 8, foram verificados os valores de Energia Natural Afluente – ENA bruta de 77% no Sudeste/Centro-Oeste, 92% no Sul, 34% no Nordeste e 53% no Norte, referenciados às respectivas Médias de Longo Termo – MLT. A ENA das bacias dos rios Grande, Paranaíba, São Francisco e Tocantins, que juntos concentram cerca de 80% da capacidade de armazenamento do Sistema Interligado Nacional – SIN, apresentaram no mês de outubro de 2018, até o dia 8, os valores de ENA bruta de 59%, 60%, 34% e 50%, respectivamente, referenciados às respectivas Médias de Longo Termo – MLT.

A Energia Armazenada – EAR verificada no dia 8 de outubro de 2018 foi de 21,5%, 51,5%, 27,7% e 36,0% nos reservatórios equivalentes dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente, referenciados às respectivas EAR máximas.

Foram avaliados os atuais níveis de armazenamento dos subsistemas do SIN e a perspectiva até o final do mês de novembro de 2018. Foi realizada análise específica para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, comparando-se com a curva de referência do reservatório equivalente daquele subsistema, e também de reservatórios de usinas de cabeceira dos rios Grande e Paranaíba, conforme metodologia definida na reunião do CMSE realizada em 5 de setembro de 2018, visando a garantia de controle da cascata hidráulica e a manutenção da navegabilidade da Hidrovia Tietê-Paraná.

O nível de armazenamento do subsistema Sudeste/Centro-Oeste atingiu 21,5% no dia 8 de outubro de 2018, valor 2,3% acima da curva de referência para este subsistema, acompanhada pelo CMSE, apesar de nem todos os reservatórios de usinas hidrelétricas de cabeceira dos rios Grande e Paranaíba estarem nessa mesma situação. Apesar disso, foi apontada melhoria das afluências na região Sul, com consequente tendência de aumento do intercâmbio para o Sudeste/Centro-Oeste.

Assim, o CMSE decidiu manter a decisão de não despachar usinas termelétricas fora da ordem de mérito de custo. O Comitê destacou que está garantido o suprimento eletroenergético do SIN e permanecerá acompanhando permanentemente as condições de suprimento do Sistema Elétrico Brasileiro, principalmente no que se refere ao nível dos reservatórios, com reuniões semanais para avaliação.

As definições finais sobre a reunião do CMSE de hoje serão consolidadas em ata devidamente aprovada por todos os participantes do colegiado e divulgada conforme o regimento.

Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia