Outras Notícias

« Voltar

Nota à Imprensa

Nota à Imprensa

Publicação: 08/02/2019 | 15:29

Última modificação: 08/02/2019 | 15:33

Na noite de quinta-feira, 7, os empreendedores, a pedido da Agência Nacional de Mineração (ANM), acionaram o nível 2 de emergência de duas barragens no Estado de Minas Gerais. 

A primeira barragem, denominada Sul Superior, é de operação da Vale e está localizada em Barão de Cocais. A segunda, da empresa ArcelorMittal Mineração, está localizada no município Itatiuiuçu. Ambas barragens foram construídas com a metodologia de alteamento a montante, de rejeitos de minério de ferro, mas já não estavam em operação.

A medida foi tomada após empresas terceirizadas realizarem inspeção nos locais para elaboração da Declaração de Condição de Estabilidade (DCE). Nenhuma das empresas atestou a estabilidade das barragens.

O nível 2 de emergência do Plano de Ação de Emergência das Barragens de Mineração (PAEBM), desencadeia a evacuação de toda zona de inundação projetada da barragem. Medida adotada imediatamente para salvaguardar toda a população que possa habitar a área de inundação num provável rompimento da barragem. 

Equipes de fiscais da ANM já estão nas duas localidades para vistorias e proposição de medidas para retornar a estabilidade desses empreendimentos.

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia