Moreira Franco toma posse como novo ministro do MME

Publicação: 10/04/2018 | 11:16

Última modificação: 30/04/2018 | 11:27

O novo ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, foi empossado pelo presidente da República, Michel Temer, nesta terça-feira, 10, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Na cerimônia de posse, o presidente Temer saudou a chegada do novo ministro e elogiou o trabalho de Moreira à frente da Secretária-Geral de Governo. “ Moreira já atuava muito próximo de nós, na Secretária Geral da Presidência. Não preciso esclarecer quanto a clareza de ideias e capacidade de trabalho do Moreira Franco. É um ministro que tem histórico político, conhece o Brasil, a prioridade do nosso Governo, assim como os desafios do setor energético”, afirmou.

Temer destacou o compromisso de dar continuidade aos avanços do Ministério de Minas e Energia (MME) conquistados ao longo de quase dois anos de gestão. “É importante ressaltar que, nada do que se iniciou vai paralisar. Ao contrário, com o Moreira vai continuar com o mesmo ritmo de progresso e desenvolvimento da Pasta”, disse.

Temer aproveitou para agradecer ao antecessor do MME, Fernando Coelho. “Termina o ciclo do Fernando Coelho Filho, que foi um ciclo extremamente produtivo com progressos notáveis em diversas áreas”. Como exemplo, o presidente Michel Temer falou sobre os importantes avanços da área de Petróleo e Gás, paralisada e sem investimentos desde 2013. “Regulamos a Petrobras e estimulamos a retomada dos investimentos paralisados por vários anos. Suas conquistas vão muito além, mas só isso já teria valido sua gestão”, finalizou.

Além de Moreira Franco, os ministros empossados durante a cerimônia desta terça-feira são: Rossieli Soares (Educação), Alberto Beltrame (Desenvolvimento Social), Eduardo Guardia (Fazenda), Esteves Colnago (Planejamento), Vinicius Lummertz (Turismo), Antônio de Pádua de Deus (Integração Nacional), Marcos Jorge (Indústria, Comércio Exterior e Serviços), Helton Yomura (Trabalho) e Leandro Cruz (Esporte).

Confira a cobertura completa da TV NBR:

O novo ministro

Wellington Moreira Franco nasceu em 19 de outubro de 1944, em Teresina, Piauí. Em 1964, passou no vestibular de Economia da Universidade do Brasil, tendo-se transferido, em 1967, para a Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) – onde concluiu, em 1969, o curso de Sociologia.

Durante sua trajetória política, Moreira Franco foi eleito para importantes cargos: primeiramente Deputado federal, em 1974, dois anos depois Prefeito de Niterói, e em 1987 Moreira Franco tomou posse como Governador do Rio de Janeiro. Em 1995 ele retornou à Câmara dos Deputados, onde permaneceu por dois mandatos, como Deputado Federal.

Em 2007, assumiu a vice-presidência do Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal, cargo que ocupou até 2010. Em seguida, foi nomeado para a Secretaria de Assuntos Estratégicos, cargo que assumiu entre janeiro de 2011 e março de 2013. Foi ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República entre março de 2013 e janeiro de 2015. Em 2017 foi nomeado ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Atualmente é ministro de Minas e Energia do governo do presidente Michel Temer.

Atualmente também é Presidente da Fundação Ulysses Guimarães, centro de estudos e formação política do PMDB.

*Fonte: https://www.moreirafranco.com.br/trajetoria/ 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minminaseenergia