Moreira Franco toma posse como novo ministro do MME

Publicação: 10/04/2018 | 11:16

Última modificação: 17/04/2018 | 11:28

O novo ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, foi empossado pelo presidente da República, Michel Temer, nesta terça-feira, 10, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Na cerimônia de posse, o presidente Temer saudou a chegada do novo ministro e elogiou o trabalho de Moreira à frente da Secretária-Geral de Governo. “ Moreira já atuava muito próximo de nós, na Secretária Geral da Presidência. Não preciso esclarecer quanto a clareza de ideias e capacidade de trabalho do Moreira Franco. É um ministro que tem histórico político, conhece o Brasil, a prioridade do nosso Governo, assim como os desafios do setor energético”, afirmou.

Temer destacou o compromisso de dar continuidade aos avanços do Ministério de Minas e Energia (MME) conquistados ao longo de quase dois anos de gestão. “É importante ressaltar que, nada do que se iniciou vai paralisar. Ao contrário, com o Moreira vai continuar com o mesmo ritmo de progresso e desenvolvimento da Pasta”, disse.

Temer aproveitou para agradecer ao antecessor do MME, Fernando Coelho. “Termina o ciclo do Fernando Coelho Filho, que foi um ciclo extremamente produtivo com progressos notáveis em diversas áreas”. Como exemplo, o presidente Michel Temer falou sobre os importantes avanços da área de Petróleo e Gás, paralisada e sem investimentos desde 2013. “Regulamos a Petrobras e estimulamos a retomada dos investimentos paralisados por vários anos. Suas conquistas vão muito além, mas só isso já teria valido sua gestão”, finalizou.

Além de Moreira Franco, os ministros empossados durante a cerimônia desta terça-feira são: Rossieli Soares (Educação), Alberto Beltrame (Desenvolvimento Social), Eduardo Guardia (Fazenda), Esteves Colnago (Planejamento), Vinicius Lummertz (Turismo), Antônio de Pádua de Deus (Integração Nacional), Marcos Jorge (Indústria, Comércio Exterior e Serviços), Helton Yomura (Trabalho) e Leandro Cruz (Esporte).

Confira a cobertura completa da TV NBR:

O novo ministro

Wellington Moreira Franco é natural de Teresina (PI) e é formado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ingressou na política em 1974, quando elegeu-se deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro, na legenda do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Dois anos depois, ganhou as eleições para prefeito de Niterói. Em 15 de março de 1987, tomou posse como governador do Rio de Janeiro.

Em outubro de 1994, foi o candidato a deputado federal mais votado do PMDB fluminense, obtendo aproximadamente 75 mil votos. Ele deixou a Câmara dos Deputados em janeiro de 2007. Em junho, assumiu a vice-presidência de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal (CEF), cargo que ocupou até 2010. Em seguida, foi nomeado para a Secretaria de Assuntos Estratégicos, cargo que assumiu entre janeiro de 2011 e março de 2013.

Foi ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República entre março de 2013 e janeiro de 2015. Em fevereiro de 2017 foi nomeado como ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Atualmente também é presidente da Fundação Ulysses Guimarães.

*Informações do Palácio do Planalto

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minminaseenergia