MME recebe lideranças indígenas Pataxó

Publicação: 07/07/2017 | 18:12

Última modificação: 10/07/2017 | 16:26

Lideranças indígenas da etnia Pataxó foram recebidas nessa quinta (6/7) no Ministério de Minas e Energia (MME) para acompanhar as obras do Programa Luz para Todos nas aldeias indígenas do sul da Bahia, localizadas nos municípios de Santa Cruz de Cabrália, Porto Seguro, Ilhéus e Prado.

O encontro detalhou a execução dos projetos e o andamento das obras. Já foram atendidas 529 famílias, com investimentos de R$ 5 milhões. As obras em fase de execução atenderão 442 famílias localizadas na Aldeia Guaxuma em Porto Seguro, Aldeia Araticum, município de Santa Cruz de Cabrália e a Aldeia Dois Irmão, em Prado. Até dezembro de 2018 serão concluídos mais 371 atendimentos à população indígena daquela região, com investimento total de R$ 20 milhões.

“É muito importante o avanço do programa LPT nas comunidades indígenas. É necessário esse acordo entre as instituições de governo para que as famílias sejam beneficiadas, e que esses direitos cheguem às casas para a melhoria de qualidade de vida do nosso povo”, ressaltou o Cacique Aruã, da aldeia Pataxó Coroa Vermelha e Presidente da Federação Pataxó e Tupinambá do extremo sul da Bahia.

O Programa Luz para Todos, que tem como objetivo levar energia elétrica ao meio rural brasileiro, já beneficiou em todo o Brasil 3,3 milhões de famílias. Foram cerca de 16 milhões de brasileiros, destes, 35 mil famílias pertencem à população indígena.

Uma nova reunião está agendada para início de agosto, onde serão tratados assuntos referentes às obras que tem pendências para liberação das licenças ambientais.

O Programa tem ainda como ação complementar a edição de cartilhas com orientações para o uso seguro, reacional e produtivo da energia elétrica nas línguas indígenas. A língua pataxó foi recentemente contemplada com estas orientações.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620

ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia