Outras Notícias

« Voltar

MME realiza em junho seminário sobre remineralizadores

MME realiza em junho seminário sobre remineralizadores

Publicação: 04/06/2019 | 14:59

Última modificação: 04/06/2019 | 15:21

O Ministério de Minas e Energia (MME), através da sua Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, realiza nos dias 17 e 18 próximos, o seminário “Subprodutos da mineração como potenciais remineralizadores de solos e fertilizantes naturais”. O evento acontecerá no auditório térreo do MME. 

No seminário, serão discutidos o marco legal dos remineralizadores de solos, a situação atual dos registros e a modernização da legislação para esses insumos. Também serão apresentados a definição legal para o uso de pó de rochas no solo, os recursos potenciais da mineração e exemplos práticos sobre o uso dessa matéria-prima.

Será também apresentado e lançado o Zoneamento Agrogeológico do Brasil. Trata-se de um instrumento técnico-científico construído a partir da interação de dados já disponíveis entre o Serviço Geológico do Brasil (CPRM/SGB) e a Embrapa. O CPRM forneceu informações do mapeamento geológico do país, e a Embrapa, por sua vez, agregou informações de solos e culturas agrícolas para fornecer subsídios para a pesquisa, assistência técnica e extensão rural, e também para orientar tomadores de decisões no estabelecimento de políticas públicas para a sustentabilidade dos setores agroindustrial e mineral.

O seminário apresentará os resultados da atuação contínua do Grupo de Trabalho de Remineralizadores, na articulação e interação entre as instituições governamentais, acadêmicas e de pesquisa que tratam dessa temática, a partir de apresentações relevantes sobre o avanço da pesquisa e aplicação do uso de pó de rochas nos solos e na agricultura nacional. O GT foi instituído em 2012 e é coordenado pela Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, com o intuito de comprovar, por meio de estudos, que é possível aumentar a produtividade do solo com baixo impacto ambiental e redução das emissões de gases de efeito estufa. A expectativa é valorizar e dar maior eficiência aos recursos naturais, com baixa geração de resíduos e equidade social.

O que são remineralizadores?

Remineralizadores são materiais de origem mineral que sofrem redução por processos mecânicos. O uso desses insumos possibilita a alteração dos índices de fertilidade do solo, por oferecerem macro e micronutrientes para as plantas. Esse procedimento promove a melhoria das propriedades físicas e físico-químicas ou da atividade biológica do solo, e pode ajudar a reduzir o uso de fertilizantes, além de viabilizar a prática de uma agricultura mais sustentável e orgânica.

Os interessados em participar devem fazer sua inscrição através do email lorena.moraes@mme.gov.br 

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia