MME oficializa Comitê Permanente para Questões de Gênero, Raça e Diversidade

Publicação: 02/03/2018 | 18:09

Última modificação: 07/03/2018 | 11:55

Crédito: Saulo Cruz / MME

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Ministério de Minas e Energia (MME) avança no campo da luta das servidoras públicas e institui, oficialmente, o Comitê Permanente para Questões de Gênero, Raça e Diversidade do MME e Entidades Vinculadas, o Cogemmev. A Portaria, assinada ontem pelo ministro Fernando Coelho Filho, foi publicada hoje (02/03) no Diário Oficial da União.

O Comitê, que vem trabalhando há 14 anos e já realizou 34 assembleias, possui caráter colegiado, consultivo e propositivo. Visa também estimular o debate e propõe a implantação de projetos e ações, em consonância com as legislações nacionais e compromissos específicos que tratam de políticas paras as mulheres, questões de gênero, raça e diversidade. Busca, ainda, contribuir para o desenvolvimento sustentável do país com responsabilidade social, por meio da proposição de políticas para as mulheres e diretrizes de equidade de gênero e raça no setor eletroenergético e mineral.

Segundo a coordenadora geral do Cogemmev no MME, Márcia Figueiredo, a partir da criação deste Comitê, todas as 23 entidades vinculadas ao órgão estão formalmente unidas na implementação das ações do Rede Brasil Mulher, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres. O objetivo é disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para se alcançar a igualdade racial, entre mulheres e homens no mundo do trabalho, e na sociedade civil.

“O Cogemmev representa um enorme avanço nas relações dentro da gestão pública, na medida em que haverá um olhar efetivo voltado para as mulheres e as mais diversas questões que envolvem as suas relações com o seu ambiente e o seu local de trabalho”, afirmou a coordenadora.

Confira outros detalhes da Portaria Nº 61 de 2018

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minminaseenergia