MME apresenta resultados de projeto de Mineração em Pequena Escala

Publicação: 29/08/2018 | 14:36

Última modificação: 29/08/2018 | 14:39

Crédito: Saulo Cruz/MME

Com o objetivo de apresentar os resultados do projeto de mineração em média e pequena escala desenvolvido em parceria com o Banco Mundial, o Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu, nesta quarta-feira (28/8), o seminário “Diagnóstico socioeconômico e ambiental da Mineração em Pequena Escala”.

O diagnóstico faz parte do Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral – Projeto META, com foco na ampliação e consolidação dos avanços dos setores energético e mineral brasileiros, dando apoio à competitividade e ao crescimento econômico e sustentável do País.

Para obter dados e analisar o contexto da mineração de pequena e média escala foram visitadas mais de 445 minas e aplicados mais de 13 mil questionários. Os dados da consultoria servirão de base para a construção de políticas públicas na área.

A mesa de abertura contou com a participação do Secretário Executivo-Adjunto do MME, Edvaldo Luís Risso, do secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Vicente Lôbo, do Diretor Geral da Agência Nacional de Mineração, Victor Bicca, e da Representante do Banco Mundial Donia Petrescu. Eles enfatizaram não só a importância do projeto, como também a divulgação dele. O Diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Antônio Carlos Bacelar, também compareceu ao evento para acompanhar os dados do projeto.

A Coordenadora Técnica do projeto e Diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração, Maria José Gazzi Salum, afirmou que a consultoria trouxe os desafios e as oportunidades da área, abrindo inúmeras portas que podem ser utilizadas por outros projetos.

“O que estamos disponibilizando para a sociedade são informações detalhadas e condensadas em um banco de dados que permite não apenas a sua atualização, mas, principalmente, a sua utilização por diferentes atores interessados na mineração em pequena escala. Entendemos o projeto Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Mineração em Pequena Escala como um ponto de partida, uma referência para inúmeros outros projetos que advirão dele”, salientou Salum.

TDR nº 30 - Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Mineração em Pequena Escala no Brasil

  • Produto 1 - Identificação preliminar das fontes de dados e levantamento bibliográfico e documental
  • Produto 2 - Relatório Jurídico-institucional da Mineração em Pequena Escala
  • Produto 3 - Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Mineração em Pequena Escala no Brasil (MPE)
  • Produto 4 - Relatório do Inventário da Mineração em Pequena Escala dos Minerais Metálicos
  • Produto 5 - Relatório do Inventário da Mineração em Pequena Escala das Gemas
  • Produto 6 - Relatório do Inventário da Mineração em Pequena Escala dos Minerais Não Metálicos
  • Produto 7 - Relatório Final

*Informações da CPRM

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620

ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia