Outras Notícias

« Voltar

Ministro lançará programa de energia solar sobre flutuadores em Sobradinho

Ministro lançará programa de energia solar sobre flutuadores em Sobradinho

Quando completo, sistema terá tamanho de cinco campos de futebol

Publicação: 10/03/2016 | 16:59

Última modificação: 22/05/2017 | 15:46

Crédito: Glauco Umbelino - Usina Hidrelétrica de Sobradinho-BA

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, e o presidente da Eletrobras Chesf, José Carlos de Miranda Farias, lançam nesta sexta-feira (11/3) o projeto de pesquisa e desenvolvimento para exploração de energia solar com uso de flutuadores no lago da usina hidrelétrica Sobradinho (Bahia).

No lançamento, será apresentado protótipo com cerca de 60 m² de área, em funcionamento, permitindo a visualização da energia gerada. Nas semanas seguintes, serão aprofundados os estudos da área dos lagos para a ampliação dos sistemas, que na primeira fase terão 1 MW, com área equivalente a um campo de futebol e, posteriormente, 5 MW, com superfície igual à de cinco campos.

Na última sexta-feira (4), foi lançado o projeto no lago da usina hidrelétrica Balbina, localizada no município de Presidente Figueiredo, no Amazonas. Somando-se os sistemas das duas usinas, a pesquisa contará com estrutura de geração de 10 MWp (a potência máxima atingida nas melhores condições de sol).

O estudo será conduzido por pesquisadores das universidades federais do Amazonas e de Pernambuco, com acompanhamento do governo federal. Eles irão analisar questões diversas, desde viabilidade econômica para expansão em grande escala até possíveis impactos ambientais.

ZIKA

Antes da cerimônia, também em Sobradinho, o ministro Eduardo Braga e o presidente José da Costa reúnem esforços para participar da mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, promovida pelo governo federal, entre 9h e 11h, em todo o país. O objetivo da ação é conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção e do combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, especialmente nas instalações do setor elétrico e mineral.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Eletrobras Chesf
 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620/5588
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia