Em seminário, setor mineral apresenta ações voltadas para o desenvolvimento sustentável

Evento no MME trouxe estudos de caso de 14 empresas do setor, que promovem agenda estabelecida pela ONU

Publicação: 26/09/2018 | 18:33

Última modificação: 26/09/2018 | 19:03

Crédito: Saulo Cruz / MME

O Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu nesta quarta-feira (26) seminário para apresentação do primeiro produto do programa “Mapeando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Mineração Brasileira”. O evento contou com a participação de 14 empresas do setor, sendo sete de grande porte, seis de médio porte e uma cooperativa de pequenos produtores. 

Elas mostraram estudos de caso que contemplam 15 das 17 ODS estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, quando chefes de estado e lideranças mundiais definiram uma agenda de cooperação. O documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” trouxe diretrizes para a promoção econômica, social e ambiental.

“Precisamos caminhar para o futuro e trabalhar as riquezas minerais do País de forma sustentável. Sempre fomos vistos por termos essas riquezas em abundância. Isso significa usá-las para beneficiar a sociedade, gerando empregos e qualidade de vida”, destacou o ministro interino, Márcio Félix, durante a abertura do seminário.

Entre os estudos de caso, algumas empresas apresentaram iniciativas ligadas à educação. Uma delas, especializada na extração do metal nióbio, e que tem como uma das ações o desenvolvimento tecnológico de baterias para carros elétricos, implementa um programa de educação integral para os funcionários e seus filhos, do maternal à universidade. Outra empresa apoia um projeto que leva atendimento odontológico por meio de um barco para famílias em situação de vulnerabilidade social na Amazônia.

O programa Mapeando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Mineração Brasileira foi lançado em 2017. A expectativa do MME é que ele incentive ações semelhantes de outros representantes do setor mineral.

“Esse programa cria uma importante perspectiva para políticas públicas voltadas para a mineração. Eu conto com o setor mineral brasileiro para que nós possamos criar o entendimento das necessidades globais e do desenvolvimento humano no País, com interlocução social, ambiental e econômica”, afirmou o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Vicente Lôbo.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620

ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br

www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia