Copa do Mundo: operações especiais garantem energia durante os jogos

Sistema elétrico é reforçado para assegurar equilíbrio de carga e geração de energia nos meses de junho e julho

Publicação: 18/06/2018 | 16:46

Última modificação: 18/06/2018 | 17:05

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) coordenou estudos para avaliar o impacto da demanda de energia no País durante a Copa do Mundo FIFA 2018. De acordo com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), o suprimento eletroenergético está garantido durante o evento. Nos dias de jogo da Seleção Brasileira, o ONS vai realizar operações especiais que começam duas horas antes das partidas e se estendem até 2h após o término. A final da Copa do Mundo terá o mesmo tipo de operação.

Além disso, foram planejadas medidas adicionais para aumentar o grau de segurança do Sistema Nacional Interligado (SIN), como a instalação de um número maior de unidades geradoras sincronizadas em usinas hidrelétricas e a disponibilidade de equipes de plantão em locais estratégicos. As ações têm o objetivo de manter o equilíbrio entre carga e geração de energia durante as chamadas rampas de consumo.

“O MME tomou as medidas necessárias para garantir que o sistema elétrico nacional funcione normalmente durante a competição. Vamos torcer pela Seleção sem qualquer risco de interrupção de energia. ”, afirma o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco.

Os estudos e simulações do ONS foram feitos em todas as regiões do País. Não são previstos problemas de controle de tensão, nem tampouco de carregamento, nas regiões metropolitanas das capitais.

Acesse o estudo do ONS. 

Leia a nota do CMSE aqui.

Imagem do banner: Pngtree

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620

ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia