Outras Notícias

« Voltar

Artigo: Workshop Internacional sedimentou discussões sobre a Modernização do Setor Elétrico

Artigo: Workshop Internacional sedimentou discussões sobre a Modernização do Setor Elétrico

Publicação: 11/09/2019 | 11:44

Última modificação: 11/09/2019 | 11:46

A Secretária-Executiva do Ministério de Minas e Energia (MME), Marisete Pereira, e a Chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios do MME, Agnes da Costa, escreveram artigo com as reflexões obtidas no Workshop Internacional de Modernização do Setor Elétrico, que aconteceu nos dias 4 e 5 de setembro na sede do Ministério.

O evento contou com 370 participantes e quase 2 mil visualizações no site de transmissão online. A representatividade das instituições públicas e privadas também foi um fator importante: mais de 100 delas marcaram presença.

Outro destaque do workshop foi a apresentação de palestrantes referências no setor elétrico, vindos da Suécia, dos Estados Unidos, da União Europeia, da Holanda e da Dinamarca. Os mediadores vieram da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Universidade de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC).

A transmissão online atingiu público nos Estados Unidos, Reino Unido, Portugal, Suíça, Canadá, Argentina, Austrália, Chile, Colômbia e Cabo Verde. No Brasil, participaram pessoas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Florianópolis, Campinas, Brasília e Goiânia.

Ao longo dos dois dias, participaram representantes de mais de 100 instituições. Do setor público foram: Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Nacional de Mineração (ANM), CADE, Câmara dos Deputados, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Eletrobras, Eletronuclear, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Furnas, Itaipu, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Economia (ME), Senado Federal e Tribunal de Contas da União (TCU).

Grande número de participantes de associações e empresas representativas do setor elétrico como Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (ABIAPE), Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE),  Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel), Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (APINE), Companhia Energética de Brasília (CEB), Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL), Companhia Paranaense de Energia  (COPEL), CPFL também foi destaque no evento.

Também participaram representantes da Delegação da União Europeia no Brasil, das Embaixadas da Alemanha, do Canadá, dos Estados Unidos e da Agência de Cooperação Alemã (GIZ).

As discussões sobre a Modernização do Setor Elétrico estão sendo desenvolvidas com o máximo respeito aos princípios da transparência e participação, todo o material do Workshop está disponível aqui.

Clique aqui e leia o artigo

Leia a matéria do Workshop

Fotos do evento

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia