MME lança Guia para Eficiência Energética nas Edificações Públicas

Publicação aborda as principais etapas de projetos de revitalização de edificações públicas para eficiência energética

Publicação: 18/03/2015 | 09:22

Última modificação: 25/03/2015 | 17:06

O Ministério de Minas e Energia (MME) lança nesta quarta-feira, 18 de março, o “Guia para Eficiência Energética nas Edificações Públicas”, elaborado em parceria com o Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (Cepel), instituído pela Portaria nº 75, publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU), no contexto do Projeto Esplanada Sustentável (PES).

A publicação, em suas mais de 300 páginas, aborda as principais etapas a serem contratadas em projetos de revitalização típicos em edificações públicas, para fins de eficiência energética: Diagnóstico energético; Elaboração de Projeto Básico; Elaboração de Projeto Executivo; Execução das obras; e Fiscalização e acompanhamento dos resultados. Além disso, no que couber, o Guia pode ser aplicado em edificações privadas comerciais e de serviços.

O Guia foi dividido em três partes e um anexo. As partes I, II e o anexo destinam-se aos gestores responsáveis pela área de manutenção predial de cada edificação, quando forem também responsáveis pela gestão do uso de energia elétrica. Já a parte III destina-se aos gestores responsáveis por elaborar os editais para contratação dos serviços necessários para a eficientização energética da edificação.

Na elaboração do manual foram destacados os itens considerados na etiqueta para edificação comercial, de serviço e pública, tais como: envoltória, cobertura, janelas e portas, paredes, iluminação e condicionamento de ar, sistemas de supervisão, controle e aquisição de dados (SCADA), elevadores e sistema de tração.

O “Guia para Eficiência Energética nas Edificações Públicas” está disponível em duas versões on-line: a edição completa, que traz os anexos e documentos de apoio citados no Guia, e a edição compacta.

Além disso, uma cartilha de introdução ao Guia também foi disponibilizada em versão digital no site do MME, com um resumo dos principais temas abordados pelo Guia.

Veja abaixo a cartilha explicativa e as duas versões do Guia:

 

Cartilha “O Que Fazer Para Tornar Mais Eficiente O Uso De Energia Elétrica Em Prédios Públicos” (Formato PDF)

 

Versão compacta do “Guia para Eficiência Energética nas Edificações Públicas” (formato PDF)

 

Versão completa do “Guia para Eficiência Energética nas Edificações Públicas” (formato ZIP)

 

Portaria

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620/5588
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minminaseenergia