• Estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 - Premissas econômicas e demográficas

Você sabe como a EPE e o MME iniciam os estudos do Plano Decenal de Energia?

Através do desenvolvimento de cenários econômicos que levam em consideração aspectos demográficos, socioeconômicos e as dinâmicas setoriais para delinear às possíveis evoluções da demanda ao longo da próxima década.

É muito desafiador especular sobre o futuro em um momento marcado pela acentuada incerteza derivada da crise associada à pandemia do COVID 19. No entanto, é justamente nestes momentos de elevada incerteza que a utilização de cenários como uma ferramenta de planejamento para apoiar à tomada de decisão em ambiente complexo.

Considerando esta necessidade a EPE e o MME lançam o Caderno de Economia do Plano Decenal de Energia 2030, que apresenta três cenários que irão subsidiar a elaboração da demanda e outros estudos do plano. Além do cenário de referência, considerado o de maior probabilidade, são desenvolvidos mais dois cenários alternativos – inferior e superior – desenvolvidos a partir da sensibilidade do comportamento das variáveis consideradas chave para o crescimento no horizonte do estudo.

Para mais informações, acesse: Bit.ly/CadernoEconomia

 

  • Estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 – Demanda de eletricidade

Em fevereiro, foi lançado o PDE 2029, mas a partir de março começamos a sentir os impactos da pandemia de Covid-19. Por essa razão, a EPE e o MME estão antecipando a publicação de estudos do PDE 2030 e hoje colocamos no ar o Caderno de Demanda de Eletricidade, em formato executivo e selecionando as informações mais relevantes.

São três cenários de evolução da demanda, já incorporando as perspectivas de retomada da economia. Esses cenários são base para os estudos de expansão da oferta de geração e transmissão até 2030.

Para visualizar o Caderno de Demanda de Eletricidade, acesse: https://lnkd.in/eN5Swyj

Para visualizar a lista de cadernos, acesse: https://bit.ly/PDE2030