Galeria de Ministros


Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior

2019 - Atual 


O Ministro de Estado de Minas e Energia, Almirante de Esquadra Bento Albuquerque, é carioca, 60 anos. Foi Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, ocasião em que esteve à frente do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e do Programa Nuclear da Marinha (PNM), os principais Programas Estratégicos da Marinha.

Iniciou a carreira militar em 1973. Como Oficial Submarinista: comandou os Submarinos “Tamoio” e “Tonelero”; a Base de Submarinos “Almirante Castro e Silva”; e, também, a Força de Submarinos. Exerceu, ainda, os Cargos de Chefe de Gabinete do Estado-Maior da Armada, Chefe do Gabinete do Comandante da Marinha e Comandante em Chefe da Esquadra.

O Ministro Bento Albuquerque realizou os Cursos de Pós-Graduação em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília; MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas; e MBA em Gestão Internacional pela COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de vários Cursos Militares da Escola de Guerra Naval e do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, tornando-se Doutor em Ciências Navais.

No Congresso Nacional, atuou como Assessor Parlamentar do Gabinete do então Ministro da Marinha e como Assessor-Chefe Parlamentar do Comandante da Marinha.

A experiência internacional do Ministro Bento Albuquerque inclui o Cargo de Diretor-Geral da Junta Americana de Defesa (JID), Entidade vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington DC, EUA; e o posto de Observador Militar da Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Guerra da Bósnia – primeiro, na cidade de Sarajevo e, posteriormente, em Dubrovnik, na Croácia.

Atualmente, ocupa, também, a Presidência do Conselho de Administração da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL) e é membro do Conselho de Administração da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (NUCLEP).