Voltar

Secretários do MME participam de diálogo com investidores de diversos setores

O Ministério

Secretários do MME participam de diálogo com investidores de diversos setores

publicado: 23/10/2020 12:06,
última modificação: 23/10/2020 15:30

Os secretários do Ministério de Minas e Energia, participaram, nesta quinta-feira, 22/10, de um diálogo com investidores dos segmentos de energia elétrica, petróleo, gás, biocombustíveis e mineração, por meio de videoconferência.

O evento teve como objetivo promover um amplo debate sobre oportunidades, intercâmbio de conhecimento, perspectivas e ambiente de negócios nesses segmentos, especialmente para a retomada da economia, pós COVID-19.

Para abrir o debate, a secretária-executiva, Marisete Pereira, falou sobre a privatização da Eletrobrás, propostas legislativas, como, MP 988, PL 232, Nova Lei do Gás, Regime de Partilha e Mineração em Novas Áreas, além das falas sobre Itaipu, Angra 3 e Privatização das Distribuidoras. “Todos nós queremos que, especialmente o setor de energia elétrica, seja majoritariamente privado”, disse Marisete. “A gente têm trabalhado de modo que essas privatizações também sejam exitosas para vários estados”, completou.

Em seguida, o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Alexandre Vidigal, apresentou seu setor abordando sobre a sustentabilidade em mineração, licenciamento ambiental de projetos, Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), financiamento da ANM e infraestrutura para expansões de capacidade. “No geral, a mineração no Brasil tem apresentado resultados surpreendentes”, afirmou. “Mesmo após o início da pandemia de COVID-19, os números e resultados se apresentam em uma posição diametralmente oposta aquilo que havia sido apresentado”, concluiu.

Logo após, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, José Mauro Ferreira, abordou temas relacionados ao Novo Mercado de Gás (NMG), leilões de petróleo e regimes, abertura do refino, biocombustíveis, Renovabio e políticas de longo prazo para renováveis. O secretário ressaltou ainda a importância do NMG, que visa permitir a entrada de novos agentes do mercado.

Seguidamente na reunião, Hélvio Neves Guerra, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, se expressou sobre a transição energética para renováveis, revisão das garantias físicas e novos leilões de energia. De acordo com o secretário, "O Brasil caminha para, cada vez mais, ter uma matriz energética renovável, limpa e segura".

Para finalizar, o secretário de Energia Elétrica, Rodrigo Limp, falou sobre redução de subsídios, MP 998, geração distribuída, GSF e RTE das distribuidoras. Em fala, Rodrigo Limp lembrou da notabilidade do Novo Mercado de Gás através da expansão de usinas termoelétricas.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com