Voltar

Ministros Bento Albuquerque e Tarcísio de Freitas tratam da licitação da FIOL com o Ministro Aroldo Cedraz

O Ministério

Ministros Bento Albuquerque e Tarcísio de Freitas tratam da licitação da FIOL com o Ministro Aroldo Cedraz

publicado: 21/05/2020 20:25,
última modificação: 04/06/2020 14:16
Crédito: Bruno Spada/MME

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, juntamente com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, reuniram-se, hoje, 21/5, por videoconferência, com o Ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União, para tratar da conclusão do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste/Leste-FIOL, de Ilhéus a Caetité, na Bahia.

Na oportunidade, o Ministro Bento Albuquerque realçou a importância do setor mineral para a economia do País, tanto para a geração de riqueza como para a criação de empregos, destacando que a regularidade e bom desempenho daquela atividade sempre estão associados à necessidade de uma boa infraestrutura para escoamento da produção.

No caso específico da FIOL, a conclusão do seu primeiro trecho viabilizará a eficiência para o transporte da produção de minério de ferro na região de Caetité, pela empresa BAMIN. A construção do trecho tem investimentos estimados da ordem de 2,5 bilhões de dólares, com o início de suas operações previsto para 2025, gerando 1500 empregos diretos e 4500 empregos indiretos.  A conclusão do trecho 1 da FIOL está sob a análise do Tribunal de Contas da União para, após anuência daquela Corte, proceder à licitação das obras.

O trecho 1 da FIOL tem 537 quilômetros e encontra-se com execução de mais de 70%. A extensão completa da FIOL é de 1527 quilômetros, compreendendo o percurso de Ilhéus a Figueirópolis/TO, cidade na qual se interligará com a Ferrovia Norte-Sul.

Além do minério de ferro, a cidade de Caetité/BA tem a extração do urânio, com operação prevista para reiniciar ainda neste ano de 2020. Da audiência com o Ministro Aroldo Cedraz também participaram o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Alexandre Vidigal de Oliveira, e técnicos do Tribunal de Contas da União.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com