Voltar

Ministro Bento Albuquerque participa da abertura do Nuclear Trade and Technology Exchange 2020

O Ministério

Ministro Bento Albuquerque participa da abertura do Nuclear Trade and Technology Exchange 2020

publicado: 12/11/2020 09:07,
última modificação: 12/11/2020 09:09
Crédito: Bruno Spada/MME

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou, nesta terça-feira (10/11), da abertura do Nuclear Trade and Technology Exchange 2020 (NT2E) 2020. O evento, é promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), e acontece nos dias 10 e 12 de novembro, de forma virtual. 

Nesse primeiro dia de evento, foram entregues as Medalhas de Honra ao Mérito Nuclear, um projeto realizado pela ABDAN nos últimos anos, com o objetivo de premiar personalidades que fizeram a diferença no último ano, nos setores de Política, História, Pesquisa, Medicina Nuclear e Indústria. 

Na oportunidade, o Ministro Bento Albuquerque destacou o desenvolvimento do Plano Nacional de Energia 2050, que, segundo Bento, “está em fase final de atualização”. 

Ele também ressaltou a importância de uma política para fomentar a criação de um pluster nuclear e tornar o Brasil “um ator internacional relevante nesse restrito mercado”, afirmou Bento. 

Além disso, o Ministro citou algumas metas para o ano de 2021, como a retomada de estudos de localização de novos sítios nucleares. “Uma parte já foi realizada pela Eletronuclear, em parceria com o Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde o Brasil foi mapeado segundo o EPRI (Instituto de Pesquisa em Energia Elétrica), Siting Guide, que estabelece critérios rígidos desenvolvidos pelo Instituto”. 

Para o Ministro, é preciso avançar nessa questão para que possa propor ao Congresso Nacional a implantação de novas centrais nucleares, que, segundo ele, “são muito importantes para o desenvolvimento e segurança do sistema de energia elétrica do Brasil”.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com