Voltar

MME abre consulta pública sobre aprimoramentos tratados na CPAMP para o modelo SUISHI

O Ministério

MME abre consulta pública sobre aprimoramentos tratados na CPAMP para o modelo SUISHI

publicado: 04/05/2020 13:17,
última modificação: 04/05/2020 14:24

Publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, 4, Portaria que instaura a consulta pública (CP) n° 93/2020, com o objetivo de receber contribuições para a aprovação do modo de simulação para cálculo de energia firme da versão 13.8.4 do Modelo de Simulação a Usinas Individualizadas de Subsistemas Hidrotérmicos Interligados - SUISHI.

O modelo SUISHI é aplicado, principalmente, na realização de estudos de planejamento da expansão e operação energética, inclusive para o cálculo e revisão de garantia física de energia de usinas hidrelétricas.

O processo de validação foi realizado no âmbito do GT Metodologia da Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico – CPAMP, entre 26 de agosto de 2019 e 07 de abril de 2020.

Dentre os principais aprimoramentos estão:

  • funcionalidade que iguala os níveis de montante de duas usinas com reservatório, que será usada para representar Ilha Solteira e Três Irmãos, assim como é feito no DECOMP;
  • leitura e aplicação de curvas vazão nível de jusante compostas por até 5 famílias de até 5 polinômios, como definido no Grupo de Trabalho de Dados de Produtibilidade – GTDP;
  • aperfeiçoamento do processo de convergência da carga crítica; e
  • compatibilidade com a versão 27 do NEWAVE.

Informamos que já está disponível na página do CEPEL a versão do SUISHI com seu Manual de Referência.

Lembramos ainda que o GT Metodologia da CPAMP conduzirá um webinar, no próximo dia 07/05 (quinta-feira), às 9h30, para divulgação dos aprimoramentos no modelo SUISHI e dos testes realizados.

Convidamos a todos a analisarem o relatório de validação elaborado pelo GT Metodologia/CPAMP, realizarem testes e a contribuírem com o contínuo desenvolvimento desse modelo.

A consulta pública n° 93/2020 receberá contribuições até o dia 3 de junho, por meio do ambiente de consultas públicas do Ministério de Minas e Energia.

Para maiores informações, acesse os links abaixo.

Portaria MME nº 203, de 29 de abril de 2020

Consulta Pública n° 93/2020

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

(61)2032-5620
ascom@mme.gov.br
www.mme.gov.br
www.twitter.com/Minas_Energia
www.facebook.com/minaseenergia
www.youtube.com
www.flickr.com/minaseenergia
www.instagram.com/minaseenergia
br.linkedin.com