BIODIESEL
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel
 
Home BIODIESEL O Programa Legislação RBTB Imagens Documentos Selo Combustível Social
 
RBTB
 

Testes e Ensaios com Motores e Veículos

A Lei 11.097/05 estabelece o percentual obrigatório de 5% de adição de biodiesel ao diesel a partir de 2013. Este prazo poderá ser reduzido mediante Resolução do CNPE, desde que satisfeitas as condições estabelecidas nesta lei.


A realização de testes e ensaios em motores é necessária, inicialmente, para a validação do uso da mistura B5, em conjunto com os fabricantes de veículos e peças, com vistas a assegurar ao consumidor final a manutenção da garantia de veículos e equipamentos. Ademais, a avaliação do uso de outros percentuais (Ex.: B10, B20, B50... B100) é importante também para o uso em frotas cativas e para subsidiar decisões referentes à ampliação do uso do biodiesel no país.


Nesse sentido, sob a coordenação do MCT, e com a participação do MME, MDIC, ANP, BNDES, fabricantes e institutos de pesquisa, formatou-se em 2004 a estrutura do Programa de Testes e Ensaios em Motores de percentuais maiores de mistura de biodiesel ao diesel.


A implementação e execução do programa representa a continuidade desse trabalho. Assim, foi criada uma comissão técnica, coordenada pelo MCT, que reúne representantes das seguintes instituições: Anfavea, Sindipeças, Tecpar, IPT, Petrobrás/Cenpes, MME, MDIC, IBAMA e ANP. O planejamento, monitoramento e avaliação dos resultados de todos os testes e ensaios são realizados sob a responsabilidade da referida comissão.


Nesse contexto, estão em fase de execução ou estruturação testes de campo com um mínimo de 36 veículos, distribuídos nas cidades de: Curitiba-PR, São Paulo-SP, Ribeirão Preto-SP, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA e Itaúna-MG. Nesta primeira etapa, os veículos operam com a mistura de 5% (cinco por cento) de biodiesel - de soja ou de mamona - ao diesel. Também estão em processo de execução ou estruturação ensaios de bancada, que serão realizados por IPT e Tecpar/Lactec, e testes de campo com motores estacionários e máquinas agrícolas - com estas, já estão em andamento testes em Catanduva-SP.

Segue listagem de Programas Virtuais:



Links Externos Relacionados:

Esplanada dos Ministérios Bloco "U" CEP:70.065-900 Fone:(61)3319-5555 Brasília-DF BRASIL