Horário brasileiro de verão

Data 23/02/15


Esta página tem o objetivo de apresentar as principais informações sobre o Horário Brasileiro de Verão, permitindo uma interlocução informativa mais direta com a sociedade nesse assunto. A página contém informações sobre a adoção do horário de verão no Brasil e no mundo, contemplando um acompanhamento mais próximo das informações regionais no âmbito do MERCOSUL.

Destacamos inicialmente o comunicado ao público, que o MME disponibiliza todos os anos, em seu sítio da internet, ao se anunciar a entrada em vigor da medida, onde são descritas suas principais características e os resultados esperados.

É realizado também um breve histórico sobre a origem do horário de verão e seus princípios fundamentais, o que é e porque se adota a medida no Brasil, os seus objetivos principais, e uma descrição sobre os seus principais resultados.

Informe-se nesta página também sobre os principais parâmetros de fixação do horário de verão, o período de vigência, a abrangência, e os regulamentos que definiram a adoção da medida no Brasil a partir do ano de 1985, momento que podemos denominar de período contemporâneo do Horário Brasileiro de Verão. No caso brasileiro, a definição da abrangência e do período de vigência é muito importante porque as avaliações técnicas que são elaboradas pelos órgãos responsáveis sempre recomendaram que a medida fosse apenas adotada para parte do Território Nacional, com a finalidade de se obter o melhor aproveitamento.

Por fim, anexamos nesta página uma seção com as perguntas e respostas mais frequentes sobre o Horário Brasileiro de Verão. Esta seção ajuda os cidadãos a se informarem sobre algumas questões básicas acerca da adoção da medida, e permite uma avaliação e participação nas discussões sobre o assunto junto ao Poder Público.

Saiba mais sobre o Horário de Verão acessando os links abaixo:

 


Comunicado ao público - início do horário de verão 2015/2016
O que é e porque é adotado
O contexto internacional
Período de vigência, abrangência e regulamentos
Fixação da vigência - Decreto 8.112/2013 - Revisa Decreto 6.558/2008
Perguntas (e respostas) mais frequentes
Links relacionados